quinta-feira, 11 de outubro de 2012




Crescimento Verde

Finalizadas as contas eleitorais em nossa região onde demonstramos, não só, nossas preferências, mas também nossas expectativas o Partido Verde aparece como o grande vencedor desse pleito. Em Franco da Rocha, obteve a maioria dos votos com 17,36; Mairiporã com 15,65 foi a segunda legenda mais votada e em Francisco Morato na terceira posição com 12,18; porém nas duas últimas cidades elegeu o chefe do executivo.
Com representatividade por todo o globo o PV tem demonstrado ano após ano, eleição após eleição, maturidade na condução das questões ideológicas que o cercam. Restringiu as discussões filosóficas que envolvem o meio ambiente, movimentos sociais e aspirações humanas para alguns círculos, ampliando o discurso de preservação, sustentabilidade e reciclagem (aqui cabe alguma ressalva), de maneira simples e direta, conquistando grande penetração em várias camadas da população.
Diminuir o discurso distópico, característica de militantes históricos do PV, não pode ser apontado como único e simples motivo dessa ascensão. Destaco a maior preocupação com a questão ambiental discutida em escolas, rodas de conversa, agremiações e a exposição midiática do tema bem como o aumento dos engajamentos. Outro fator que beneficiou o crescimento do PV é ter origem e propostas claras. Vivemos tempos de proatividade de “quem sabe faz a hora e não espera acontecer”. A geração Y (de nascimento digital) tem demonstrado aversão a grupos com princípios extremamente capitalistas bem como àqueles que se escondem sob um manto socialista retrógrado castrista. Essa geração, que detém a informação em seus smartphones ou tabblets, é intolerante às recorrentes ações tentaculares e obscuras à que somos impactados.  Para eles, o espírito de corpo que permeia governos e suas instituições não tem mais lugar na sociedade moderna que, agora, se esforça para entender os conceitos do consumo consciente. Políticas que pregam o crescimento desmedido subsidiando a obsolescência de bens de consumo mostram-se tão frágeis, rápidas e superficiais quanto seus produtos. É aí que reside a essência do crescimento Verde. Na produção de ENERGIA POLÍTICA LIMPA. Na REDUÇÃO do corporativismo. Na REUTILIZAÇÃO das ideias. Na RECICLAGEM de antigas práticas. Enfim na SUSTENTABILIDADE da vida.
Um sentimento VERDE vem tomando conta de corações e, principalmente, de mentes.

Eduardo Nunes (professor, músico, ambientalista atento às alterações e interações humanas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog